Ginzburg em seu texto, “De A. Warburg a E. H. Gombrich: Notas sobre um problema de método ”faz uma conexão entre Aby Warburg a Gombrich, acerca dos estudos de ambos os pensadores sobre arte, imagem, e em especial o Renascimento. Dentro desse contexto, o autor destaca problemáticas que envolvem o método da obtenção de fontes históricas por meio de testemunhos figurativos.
Realizando estudos sobre o Renascimento, Warburg debruçou-se sobre a presença da cultura clássica nas obras renascentistas, ou seja, a sobrevivência de formas de um tempo passado em outro. Dessa concepção, surgiu uma teoria sobre os mecanismos de transmissão da memória coletiva por meio das imagens.
Em O ritual da Serpente – texto que posteriormente ele utilizaria para convencer seu psiquiatra de sua sanidade mental- ele conclui que existe uma força psíquica das imagens, e que nelas há uma relação com os medos mais intrínsecos da humanidade. Portanto, as imagens teriam sua formação através de motivações psíquicas ligadas a um determinado período histórico, que foram transportadas para outras culturas, e que nesta seriam reordenadas a partir de conteúdos psíquicos de acordo com o novo contexto em que se encontram. Cada símbolo registrado através dos tempos conviria com um arquivo da memória coletiva. Esta ciência da imagem possuía um caráter inovador e essencialmente interdisciplinar.
Panofsky nos apresenta a distinção entre iconografia e iconologia e defronta com a dificuldade de uma acepção puramente formal devido a ambigüidade causada pela imagem. Somente em outro patamar será possível conceber o caráter unitário do conhecimento de mundo da obra de arte. Saxl ao se apoderar da utilização de formas secundárias, cai numa circularidade da análise dos testemunhos figurativos.
Gombrich procura sair subjetividade e sua leitura e critica a facilidade das conexões feitas pelos autores citados no parágrafo acima. Defende que a obra Warburg não tinha nenhum caráter sistemático, e quanto ao caráter artístico pondera que a arte não é uma imitação da realidade, devendo-se levar em conta o conjuntura cultural e social, e que o estilo seria a constituição de um padrão relacional.
É incontestável a importância das pesquisas dos autores relacionados anteriormente, com relevância a Warburg, que nos legou a Biblioteca Warburg situada atualmente em Londres, além de toda a sua herança em inúmeras pesquisas na área das ciências humanas. A partir das considerações do autor do texto, Carlo Ginziburg, se torna simples a compreensão e a interligação entre a s obras desses pensadores.
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